Blog

Dislipidemia: o aumento da taxa de lipídios (gordura) no sangue. Saiba como tratar.

A dislipidemia é o aumento anormal da taxa de lipídios (gordura) no sangue e representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os níveis aumentados de colesterol e triglicerídeos estão implicados na formação de uma placa gordurosa na camada mais interna das artérias, o que pode desencadear um processo inflamatório e a formação de coágulos, levando a obstrução completa da luz do vaso, causando o infarto do miocárdio ou infarto cerebral. Esse processo pode ser acelerado pela presença de outros fatores de risco, como a diabetes, tabagismo e a hipertensão, por exemplo.

Existem dois tipos de dislipidemia. A primária, que tem origem genética e que nem sempre é possível prevenir, mas, mesmo nestes casos, o principal conselho é a mudança do estilo de vida.

E a secundária, com origem em medicamentos, como diuréticos, betabloqueadores e corticosteroides como consequência de doenças, como o hipertiroidismo e a insuficiência renal crônica ou em situações como o alcoolismo e uso de altas doses de anabolizantes.

A Dislipidemia é assintomática e pode ser diagnosticada através de exames de sangue. Uma vez feito o diagnóstico, o paciente deve modificar o seu estilo de vida e isso implica na adoção de uma dieta balanceada, pobre em gordura saturada. Além disso, deve-se reduzir o peso corporal, praticar regularmente exercícios físicos e interromper o tabagismo. Quando não se consegue atingir os níveis desejáveis de colesterol e triglicerídeos com essas medidas, é necessária a introdução de medicamentos.

O que é Colesterol?
O colesterol é uma substância importante para a saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos. O colesterol é produzido pelo nosso organismo, mas também o adquirimos por meio da ingestão de alimentos gordurosos. O colesterol e outras gorduras não podem dissolver-se no sangue. Por isso, o colesterol que não é “aproveitado” pode ser eliminado pelo fígado com a ajuda de uma espécie de “lixeiro” que é o colesterol bom (HDL).

Tipos de colesterol:

HDL (colesterol bom)
Remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Quanto maior a quantidade, melhor.

LDL (colesterol ruim)
É o responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue, indicando risco aumentado de angina, infarto, derrame cerebral e entupimento das artérias das pernas.

Sintomas
O colesterol alterado não apresenta sintomas. A única maneira de saber se o seu colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue. O primeiro sintoma pode ser a angina pectoris (dor no peito), o ataque cardíaco (Infarto agudo do miocárdio), o derrame cerebral (AVC), Insuficiência vascular periférica , ou até mesmo a morte. Porém, muitas dislipidemias são assintomáticas e suas consequências não são menos sérias.

Riscos à saúde:
O colesterol passará a ser prejudicial para a nossa saúde se estiver fora dos valores normais. Nesse caso, o excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado será depositado na parede das artérias, formando placas de gorduras que podem “entupir” essas artérias e dificultar a passagem do sangue. Esse processo é chamado de aterosclerose e pode afetar o coração, o cérebro, os rins, as pernas etc. De maneira geral, ter colesterol alto e não controlado tende a encurtar a vida.

Os níveis desejáveis de colesterol no sangue são individualizados e dependem do risco cardiovascular de cada pessoa, ou seja, os níveis adequados não são iguais para todos.

• Colesterol total : menor que 200 mg/dL
• Colesterol LDL: Risco baixo : menor que 130 mg/dL
Risco intermediário: menor que 100 mg/dL
Risco Alto: menor que 70mg/dL
• Colesterol HDL: maior que 40 mg/dL (homens) e maior 50 mg/dL (mulheres)

Porque o colesterol fica alterado?

O colesterol pode subir por várias razões:
1) Se ingerir muita comida gordurosa, “sobrará” muito colesterol em nosso corpo, e os “lixeiros” e o HDL não conseguirão eliminá-lo.
2) Algumas pessoas podem ter colesterol alto apesar de não comerem muita gordura. Isso acontece quando o HDL é muito baixo ou quando o organismo possui poucos “lixeiros”.
3) A falta de exercícios físicos promove o aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL)

Alimentação adequada para o controle do Colesterol.

Prefira: carnes magras e sem pele, leite e iogurtes desnatados, queijos branco e magros, cereais integrais, leguminosas, frutas, legumes e verduras frescas.
Evite: carnes gordas e com pele, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, entre outros), bacon, leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos amarelos, maionese, frituras e produtos com gordura vegetal hidrogenada.

Tenho colesterol alterado. E agora?
O colesterol alterado tem como ser modificado e você pode controlá-lo apenas com a mudança de alguns hábitos e/ou com o uso de medicamentos. Só o seu médico poderá lhe passar o tratamento mais adequado. Consulte-o e siga todas as suas instruções, pois isso permitirá que você tenha uma vida normal e sem complicações.

Dicas que ajudarão otimizar os níveis de colesterol no sangue:
• Evite alimentos gordurosos.
• Aumente o consumo de fibras, com frutas, verduras, grãos e cereais integrais.
• Evite a obesidade.
• Pratique exercícios físicos regularmente.

O que é Triglicérides?

São partículas de gordura existentes nos alimentos e no organismo. Sua principal função é a produção de energia para o funcionamento do organismo. Quando essas partículas não são usadas, imediatamente elas são transportadas para as células para serem armazenadas. Quando há um excesso de triglicérides no sangue, chamamos de hipertrigliceridemia, e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Foram publicados estudos sugerindo que a análise da trigliceridemia sem jejum poderia fornecer informações importantes e estão associadas a risco aumentado de doença coronariana.

Riscos à saúde:
O consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e alimentos energéticos, como açúcar e doces, massas, pães, batata, mandioca, bebidas alcoólicas, e outros, aumenta o nível de triglicérides no sangue

Nível desejável de triglicérides no sangue:
• Com jejum: menor que 150 mg/dL
Sem jejum: menor que 175 mg/Dl
Obs: existe maior risco de pancreatite quando o valor de triglicerídeos é maior que 500mg/dL

Uma alimentação equilibrada para o controle dos triglicerídeos é fundamental
• Evite: açúcar e doces em geral, pães doces e bolos, farinha de trigo, iogurte e leite integral, queijos amarelos, maionese, manteiga, chantilly, refrigerantes, chocolate, frituras, carnes gordas e bebidas alcoólicas.
• Consuma moderadamente: queijo branco, pão francês e bisnaga, massas e óleos vegetais.
• Prefira: pão e arroz integrais, aveia em flocos e farelos, carnes magras, leite e iogurtes desnatados, leguminosas (feijão, soja, lentilha etc.), vegetais folhosos, legumes, frutas de preferência com casca e bagaço, sucos e chás sem açúcar e alimentos cozidos ou grelhados.

Share this post

Comments (1)

  • A WordPress Commenter Reply

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

    maio 19, 2021 at 2:35 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Iniciar atendimento
1
Precisa de ajuda?
Olá em que posso ajudar?