Blog

Como prevenir e tratar a Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença extremamente prevalente. No Brasil, a hipertensão atinge 32,5% dos indivíduos adultos, ou seja, quase 36 milhões de brasileiros, segundo a última Diretriz de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Sua incidência aumenta com a idade, atingindo mais de 60% dos idosos. A pressão alta contribui direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares. Em 2013 ocorreram no Brasil 339.672 óbitos por doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte no Brasil.
Pressão alta é definida como uma elevação sustentada da pressão arterial acima de 140×90 mmHg. E o problema é que, na maioria das vezes, ela é assintomática, ou seja, a gente não sente nada, se não formos medir a pressão, ela pode passar anos silenciosa e, sem tratamento, ela pode trazer consequências muito sérias para todo o sistema cardiovascular, aumentando o risco de Acidente Vascular Cerebral (derrame), infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
A hipertensão arterial é geralmente uma doença multifatorial, ou seja, ocorre em quem tem alguma predisposição genética (tem histórico familiar de hipertensão), associado a fatores de risco: idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal, ingestão de álcool, sedentarismo e stress. Pacientes jovens também podem apresentar hipertensão, neles em geral são necessários exames específicos para se afastar causas secundárias de pressão alta, como problemas renais, tumores de suprarrenal, coarctação de aorta, etc.
O diagnóstico da hipertensão é feito por medidas repetidas da pressão arterial, seja no consultório, em casa ou através da MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) de 24 horas. A MAPA é um exame muito importante, tanto no diagnóstico da hipertensão, afastando tanto a hipertensão do jaleco branco (paciente que tem pressão alta no consultório, mas em casa tem pressão normal) como a hipertensão mascarada (paciente que no consultório tem a pressão normal, mas em casa tem picos elevados da pressão arterial), como no controle do paciente hipertenso, para realmente saber se o cuidado que ele teve nos hábitos de vida ou na medicação realmente está o protegendo nas 24 horas do dia, inclusive no sono. O descenso noturno (queda da pressão arterial no sono) e a média da pressão nas 24 horas do dia, avaliados na MAPA 24 horas tem implicações importantes no prognóstico a longo prazo do hipertenso.

Além disso, o check-up cardiológico é importante, para, além do diagnóstico e acompanhamento da hipertensão arterial, identificar outros fatores de risco cardiovasculares que também são silenciosos, como colesterol, triglicerídeos e diabetes. É muito importante no acompanhamento do paciente com hipertensão identificar possíveis lesões de órgãos alvo que a pressão arterial pode ocasionar, como a hipertrofia do músculo do coração ou se o coração ficou crescido e fraco com a pressão alta (insuficiência cardíaca), ambos identificados no Ecocardiograma, além de possíveis danos renais (identificados no exame de sangue e urina) ou placas em artérias carótidas ou renais (identificadas ao Ecodoppler). O importante do diagnóstico precoce dessas alterações é porque hoje temos medicamentos para controlar tudo isso, e prevenir problemas muito mais sérios no futuro.

O tratamento da hipertensão pode ser feito desde mudanças no estilo de vida, como reduzir o sal, reduzir os alimentos que já contém muito sódio no preparo, tais como alimentos industrializados, embutidos, enlatados, molhos prontos, refrigerantes; reduzir ingestão de álcool, perder peso, praticar atividades físicas, parar de fumar, reduzir o stress. Até medicamentos, se necessário. Os medicamentos hoje evoluíram muito, para tomada única diária e para remédios sem efeito colateral algum. O importante é saber que a hipertensão arterial é uma doença crônica, que em geral, o paciente vai necessitar de cuidados e acompanhamento contínuos e que não deve parar de tomar seu remédio por conta nunca, pois a pressão alta é silenciosa.
Acima de tudo, a hipertensão arterial exige que o paciente tome uma conduta ativa. Que mesmo sem sentir nada, vá medir sua pressão arterial, vá fazer seu check-up cardiológico e acima de tudo não abandone o tratamento e acompanhamento. Isso vai fazer muita diferença na nossa saúde futura.

10 Mandamentos contra a pressão alta (fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão)
1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2. Pratique atividades físicas todos os dias.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Iniciar atendimento
1
Precisa de ajuda?
Olá em que posso ajudar?